Heráldica

Símbolos Heráldicos

Brasão de Armas

   O Brasão de Aldoar é constituído por vários elementos que representam a história da Freguesia e simbolizam o espírito da sua população.
   Um escudo vermelho, com uma espada e um alfange quebrado, ambos de prata com punhos de ouro passados em aspa, e uma cruz da Ordem de S. João de Jerusalém, também designada por Cruz da Ordem de Malta; uma coroa mural de prata de três torres e um listel branco com a inscrição «ALDOAR - PORTO» constituem o brasão de Aldoar.
   A cruz da Ordem de S. João de Jerusalém representada no brasão recorda a sua presença em Aldoar e a sua acção de cristianização associada à missão beneficente que aqui desenvolveu. A espada e o alfange lembram as lutas travadas entre cristãos e muçulmanos nas terras que constituem hoje a freguesia de Aldoar; a espada constitui também uma alusão ao orago de Aldoar, S. Martinho, cujo culto foi trazido pelos monges beneditinos que trabalhavam as terras arrancadas aos mouros, O vermelho em fundo é o esmalte das armas da Ordem de S. João de Jerusalém, dita de Malta, e «invocador de todos os homens que ao longo dos séculos dedicaram a vida ao serviço de outrem, num esforço constante e abnegado de servir».
   A prata representa a humildade no servir e a riqueza da entrega total, sempre manifestada pelas gentes de Aldoar, o ouro significa «a nobreza das intenções e o sofrimento traduzido no espírito de sacrifício que exorta a merecer o trabalho realizado e torná-lo exemplo para gerações futuras».

Bandeira

   A bandeira é branca, com cordão e bordas de prata e vermelho, sendo a sua haste e lança em ouro. A prata na bandeira (a branco por se tratar de tecido) representa «a pureza na fidelidade ao conceito de verdade procurada na riqueza dos testemunhos encontrados».