segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Igreja Sº Martinho de Aldoar




Decorria o ano 944 quando Frei Agione edificou a igreja de S. Martinho e S. Miguel Arcanjo, na vila de Alduarius. Seria a primeira igreja cristã da freguesia, mas dela só temos algumas referências históricas. Em 1732 foi construída a igreja de Sº Martinho de Aldoar (Vilarinha), com características de uma igreja de aldeia, de pequenas dimensões, de uma só nave e uma torre sineira, a que mais tarde foi acrescentado o relógio. A frontaria é azulejada, cruz em vitral colorido na janela sobre a porta, e gravada no granito do triângulo do frontão, encontra-se a Cruz de Malta. Na porta de ferro frontal do muro que rodeia o terreno pode ver-se inscrita uma data 1895 que presumo seja quando a freguesia juntamente com Nevogilde e Ramalde é incluída na cidade e, em 1916 passa a pertencer à região eclesiástica do Porto.
«Trecho do livro Guias Aldoar de Júlio Couto»


    A igreja de Sº Martinho de Aldoar ou Igreja da Vilarinha como é conhecida pelas suas gentes, em 2001 sofreu obras de restauro, tendo o pequeno salão que existia por cima da sacristia, a capela mortuária o WC existente nas traseiras da igreja e o salão contiguo que tinha sido construído para fazer fase ás actividades e ao crescimento da população na freguesia, deitados abaixo. No terreno onde existia a residência do padre, foi construída a capela mortuária. A igreja ficou depois das obras com um aspecto mais parecido ao original. 
Não tendo retirado a sua beleza, " para os da minha geração (anos 70), o original era com o que foi deitado abaixo, estranhando de uma certa forma a igreja actual."
Hoje em dia, a igreja é uma capela, celebra-se missa aos Domingos ás 08h30, cerimónias fúnebres entre outras actividades religiosas.

                                                                                                                              Alminhas                                                                             foto 2008
Cruzeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário