quinta-feira, 27 de março de 2014

Espaldão Militar do Porto

   O Espaldão Militar do Porto, também referido como Espaldão da Ervilha e Forte da Ervilha, localiza-se no lugar da Ervilha, na freguesia de Aldoar, no concelho e distrito do Porto, em Portugal.
  Situada numa zona urbana habitacional da cidade do Porto, esta fortificação está, hoje em dia, reduzida a ligeiros vestígios de pequenos muros edificados em granito e trincheiras em terra compactada. Segundo a tradição terá aqui existido anteriormente um castro pré-romano, mas, na realidade, não existem estudos científicos que o comprovem.
Este exemplar de arquitectura militar foi construído, no século XIX, pelas tropas Miguelistas de forma a poder albergar a artilharia que iria servir para abrir fogo sobre os Liberais, durante o cerco do Porto que teve início no dia 8 de Julho de 1832, quando D. Pedro desembarcou em Pampelido para tomar a cidade e, que terminou com a vitória dos liberais.                                        

Fonte: IGESPAR




Vista de cima do espaldão, virada a poente.

Reparei na altura que visitei este local, apesar de existir um edifício bem junto do espaldão; este está bem tratado, como boa parte da zona envolvente. Deduzindo que à interesse em preservar "o que para alguns não passa de um monte", uma parte da nossa história. Para aquelas pessoas que se interessam por este tema e gostariam de visitar o espaldão sem se perderem, entrem pela Rua Professor Rodolfo de Abreu que dá acesso directo ao local.

Sem comentários:

Enviar um comentário